Destaque do mês de junho de 2024

Confira os detalhes da seleção de junho de 2024


O café:

O café que apresentamos esse mês é da variedade Topázio MG 1190, método de processamento natural, safra 2023/2024, do produtor José Augusto Guimarães. Possui fragrância floral, sabor de rapadura, açúcar mascavo, mel, chocolate ao leite, laranja e limão, acidez cítrica brilhante, corpo sedoso e finalização longa, doce e persistente. Pontuação final com base em laudo emitido por um licensed Q-Grader - 90 pontos.


Fazenda: Esplanada do Sol

Município: Serra do Salitre - MG

Altitude média: 1100 metros


O produtor:

José Augusto Guimarães foi estudar no Colégio Agrícola de Bambuí, em 1971, onde teve o primeiro contato com as mudas de café e, em dezembro desse mesmo ano, decidiu comprar 40 mudas para plantio durante suas férias. Nesse primeiro plantio, teve problemas com doenças nas mudas e retornou após as férias à escola para estudar as doenças que estavam acometendo suas mudas. Quando retornou nas férias do meio do ano seguinte para verificar como estava o desenvolvimento de suas mudas, nenhuma tinha sobrevivido. No ano de 1974 se formou e trabalhou na escola até 1976, quando decidiu deixar a escola e começou a fazer viveiros e plantar café. No ano de 1980 iniciou o sistema de plantio orgânico certificado pelo IBD, mas em função da dificuldade em encontrar armazéns certificados para o seu café, teve que abandonar a certificação orgânica, mas continuou no sistema orgânico de produção. Durante a pandemia, fez um curso de agroecologia e começou a aprender com um velho conhecido sobre a agricultura biodinâmica. Começou a aplicar em suas lavouras, mudando radicalmente os tratos culturais. Em 2023 ganhou o segundo lugar de melhor café natural no 11º Prêmio da Região do Cerrado Mineiro, café que temos orgulho em trazer para os assinantes do ClubeCafé no mês de junho/2024.


A região:

A Região do Cerrado Mineiro é uma origem de produção de cafés de alta qualidade reconhecida mundialmente, sendo a primeira "Denominação de Origem" no Brasil, localizada no noroeste do estado de Minas Gerais. É uma origem produtora de cafés que nasceu e se desenvolveu por meio da diversidade e unidade, do pioneirismo e empreendedorismo. As plantações de café são cultivadas em áreas com altitudes variando entre 800 metros e 1300 metros, resultando em cafés de alta qualidade com uma identidade única. A Região do Cerrado Mineiro compreende 55 municípios, conta com 4.500 produtores, produz em média 6 milhões de sacas anualmente, a área de produção totaliza 234 mil hectares e a área certificada totaliza 102 mil hectares.

https://intranet.cerradomineiro.org/trace/index.php/trace/torrado/cod/2297




seleções anteriores