O café:
O café que apresentamos esse mês é da variedade Catucaí 2SL, método de processamento fermentação induzida, safra 2024/2025 do produtor Emanoel Caetano Pires Ruiz. Possui fragrância doce, caramelo e frutado, sabor doce, caramelo, frutado, frutas roxas, amora e framboesa, acidez média cítrica, corpo cremoso e finalização longa e marcante. Pontuação final com base em laudo emitido por um licensed Q-Grader - 86,25 pontos.
Fazenda: Nossa Senhora Aparecida
Município: Coromandel - MG
Altitude média: 1180 metros
O produtor:
A história da família de Emanoel Caetano Pires Ruiz inicia com seus bisavós que vieram ao Brasil para trabalhar nas lavouras de café. Seu avô tinha uma fazenda no interior de São Paulo e seu pai, Flávio Ruiz Pequini, cresceu nessa fazenda, se apaixonou pelo café e se formou em agronomia. Logo após a formatura de seu pai, ele conheceu Maria Aparecida, se casaram e foram para Minas Gerais. Por volta de 1988, seu pai começou a plantar os primeiros pés de café daquilo que viria a ser a Fazenda Nossa Senhora Aparecida. O Sr. Flávio tinha um foco muito grande em qualidade e, em 2016, teve um lote campeão do concurso de qualidade promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e esse lote foi servido nas Olimpíadas do Rio 2016. Após o falecimento de seu pai, Emanoel passou a se dedicar à cafeicultura com a ajuda de sua esposa, seu filho, sua irmã e sua mãe para continuarem o legado de seu pai. Com a ida de Emanoel para a cafeicultura, ele começou a implementar novas filosofias, uma nova evolução para os negócios da família. Sua irmã Érika o considera um visionário. O legado da família já começa a ser introduzido para as novas gerações - seu filho Benício e sobrinhos. A Fazenda Nossa Senhora Aparecida conta com uma biofábrica própria para diminuir o uso de defensivos, usina fotovoltaica, é carbono zero e tem um olhar cuidadoso e zeloso com seus colaboradores. Conta também com um sistema para coleta de água da chuva para irrigação e polinização assistida. Além disso, a fazenda é certificada pela Regenagri®, que certifica o café de agricultura regenerativa. Emanoel considera que café é família e sua família está no café!
A região:
A Região do Cerrado Mineiro é uma origem de produção de cafés de alta qualidade reconhecida mundialmente, sendo a primeira "Denominação de Origem" no Brasil, localizada no noroeste do estado de Minas Gerais. É uma origem produtora de cafés que nasceu e se desenvolveu por meio da diversidade e unidade, do pioneirismo e empreendedorismo. As plantações de café são cultivadas em áreas com altitudes variando entre 800 metros e 1300 metros, resultando em cafés de alta qualidade com uma identidade única. A Região do Cerrado Mineiro compreende 55 municípios, conta com 4.500 produtores, produz em média 6 milhões de sacas anualmente, a área de produção totaliza 234 mil hectares e a área certificada totaliza 102 mil hectares.
https://intranet.cerradomineiro.org/trace/index.php/trace/torrado/cod/2638