O café:
O café que apresentamos esse mês é da variedade Acauã Amarelo, método de processamento natural, safra 2023/2024 do produtor Fabiano Henrique Diniz. Possui aroma de açúcar mascavo, mel, chocolate e doce de leite, sabor de mel, chocolate, rapadura, laranja e caramelo, acidez cítrica intensa, corpo aveludado e finalização doce. Pontuação final com base em laudo emitido por um licensed Q-Grader - 88,5 pontos.
Fazenda: Alto da Serra
Município: Manhuaçu - MG
Altitude: 1280 metros
O produtor:
Fabiano Henrique Diniz nasceu no meio dos cafés. Vem de uma família que já cultiva café há cerca de quatro gerações, porém antigamente era mais para consumo familiar ou como moeda de troca, o que era comum na época. Foi com seu pai que passaram a cultivar em espécie de monocultura, sendo o café o único sustento da família. Aos 20 anos começou a trabalhar como motorista, porém percebeu que tudo sempre acabava em café e, três anos depois, voltou para a lavoura e centralizou o foco em cafés especiais, aproveitando que a região tem uma altitude favorável à qualidade. Hoje sente orgulho de ser um dos vários produtores de cafés especiais da Região das Matas de Minas! Sua produção gira em torno de 800 a 900 sacas por ano, sendo que 50% é de cafés especiais. A mão de obra é basicamente familiar, com seu pai, mãe, irmã, dois meeiros e mais dois que trabalham o ano todo na lavoura.
A região:
A região das Matas de Minas é uma origem produtora de cafés especiais, composta por 64 municípios, situada em uma área da Mata Atlântica, no leste do Estado de Minas Gerais. A produção é naturalmente sustentável, marcada pela predominância da agricultura familiar, pelo impacto econômico e socialdireto e indireto e integração natural entre o homem e a mata, fatores culturais presentes na cafeicultura da região. É uma região pioneira na qualidade artesanal, o trabalho manual e técnicas desenvolvidas pelos produtores da região para se produzir alta qualidade. O resultado desse trabalho é uma diversidade de nuances e sabores diferenciados, presentes nos cafés da região, que hoje se destacam nas principais premiações nacionais e internacionais.
https://trace.matasdeminas.org.br/index.php/trace/getTrace?cod=793